ERGONOMIA NO OPERACIONAL:
Com 1 hora de duração.
O treinamento aborda os temas : Levantamento, Transporte e Descarga Individual de Materiais, conf. NR17
ERGONOMIA NO ADMINISTRATIVO:
Com 1 hora de duração
Aborda Riscos Ergonômicos no Escritório, Postura no Trabalho, Como Adaptar seu Posto, Ginástica Laboral.
ERGONOMIA PARA CHECKOUT:
Com 2 horas de duração
O treinamento contém noções sobre as medidas de prevenção e os fatores de risco para a saúde, levando em consideração os aspectos relacionados a:
a) posto de trabalho;
b) manipulação de mercadorias;
c) organização do trabalho;
d) aspectos psicossociais do trabalho; e
e) lesões ou agravos à saúde mais encontrados entre operadores de checkout.
ERGONOMIA PARA TELEMARKETING:
Com 4 horas de duração
Todos os trabalhadores de operação e de gestão devem receber capacitação que proporcione conhecer as formas de adoecimento relacionadas à sua atividade, suas causas, efeitos sobre a saúde e medidas de prevenção.
1- A capacitação deve envolver, também, obrigatoriamente os trabalhadores temporários.
2- O treinamento incluir os seguintes itens:
a) noções sobre os fatores de risco para a saúde em teleatendimento/telemarketing;
b) medidas de prevenção indicadas para a redução dos riscos relacionados ao trabalho;
c) informações sobre os sintomas de adoecimento que possam estar relacionados à atividade de teleatendimento/telemarketing, principalmente os que envolvam o sistema osteomuscular, a saúde mental, as funções vocais, auditivas e acuidade visual dos trabalhadores; e
d) informações sobre a utilização correta dos mecanismos de ajuste do mobiliário e dos equipamentos dos postos de trabalho, incluindo orientação para alternância de orelhas no uso dos fones mono ou biauriculares e limpeza e substituição de tubos de voz.